quinta-feira, junho 14, 2007

MANOBRAS HABILIDOSAS.

O Ministro das obras públicas dizia que a construção de um novo aeroporto na margem sul “Jamais, jamais” afinal recuou na sua posição, mas será? Estes seis meses que o governo prorrogou para o estudo do aeroporto em Alcochete, não passa nem mais nem menos, de uma manobra habilidosa para não prejudicar a campanha do António Costa . No entanto foi importante o aparecimento desta opção em Alcochete e numa análise rápida parece ser uma solução muito mais vantajosa para o país que a Ota,pelos seguintes motivos: - 1º - 90% dos terrenos já são públicos o que vai evitar muitos negócios e negociatas feitos por baixo da mesa.
2º - A construção é mais económica devido ao terreno ser plano ao contrario da Ota onde terá que ser feito um movimento de terras por volta dos 80 milhões de m3 e onde têm que ser gastos 500 milhões de Euros no tratamento do solo por este ser lodoso.
3º - A localização da Ota não permite qualquer ampliação podendo a sua capacidade ficar esgotada antes mesmo do término da concessão (50 anos).
4º - A linha do TGV passa junto de Alcochete ao contrário da Ota.
5º -Lisboa fica a 30km de Alcochete ao contrário da Ota que fica a 50 km.
Mas apesar de todas as desvantagens da Ota a decisão está tomada, e estes seis meses são para dar tempo ao candidato António Costa, porque depois vai aparecer um relatório qualquer a chumbar Alcochete nem que seja por causa de meia dúzia de patos ou gansos que por ali passam ou que por ali nidificam.

Cartoon Diário

Por www.sergeicartoons.com