quinta-feira, setembro 14, 2006

ARTE OU BARBÁRIE?

Muito se tem falado nestes últimos anos de touradas e touros de morte especialmente no caso de Barrancos em que os defensores dos animais condenam qualquer tipo de tourada, devido ao sofrimento a que o animal fica sujeito e a toda aquela “luta” que consideram desigual.
Por outro lado os aficionados e profissionais do espectáculo defendem que sem tourada não existiriam touros de lide uma vez que se trata de uma raça estritamente apurada para o toureio.
Ao passar por uma localidade espanhola resolvi assistir ao espectáculo, e é então que a minha indiferença ao espectáculo ganha contornos de auto revolta, como é que estes anos todos me mantive indiferente a tamanha crueldade, recordando-me as lutas dos gladiadores que durante cerca de sete séculos, colocavam lutadores contra animais ferozes e foram o espectáculo preferido dos romanos, que no final de cada combate pediam com um gesto do polegar o perdão ou a morte do lutador ferido, só que neste o animal morre sempre.
Como se podem chamar de arte ao espectáculo tauromáquico quando, no animal são cravados ferros com cerca de 15 cm na espádua do animal para o debilitar e sangrar, Com a espada tenta-se trespassar o coração, a maior parte das vezes sem êxito, ou perfurando-se então os pulmões, provocando a asfixia devido à hemorragia interna.(em dois dos touros a que assisti foram feitas 4 e 5 tentativas em que uma delas a espada vazou completamente o animal e este não morreu) e posteriormente tentam cortar a espinal-medula do animal em agonia e por fim é arrastado pela praça que por vezes, depois de tudo isto, o touro ainda respira.
Trata se de um espectáculo cruel e brutal com tradições não defensáveis nos dias de hoje em que o homem regride em todo o processo evolutivo humano.

15 Comments:

Anonymous Anónimo said...

cruel?ouve lá não comes a carne deles deixa te de histórias.

15/9/06 8:56 da manhã  
Blogger lobo mau said...

Também não vou ao radicalismo de dizer que não como carne para os animais não sofrerem,mas os animais enquanto viverem deviam viver em condições que não lhe provoquem sofrimento, e quanto ás touradas de morte digo te que assim que tiver o video pronto vou divulga-lo porque aquilo que vi deixou me revoltado aquilo é levar a crueldade ao máximo.

15/9/06 9:25 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não vos adianta esperniar haverá touradas toda a vida,estes tipos que defendem os animais são ridiculos

16/9/06 10:05 da manhã  
Blogger Unknown said...

Olá!

Antes de mais, agradeço e retribuo a visita e comentário no meu "recanto".

Aguardo ansiosamente o vídeo e, apesar de comer a carne destes animais bem como de outros, tal não significa que os deva torturar durante horas e fazer desse sofrimento lento um espectáculo deplorável e hediondo que culmina com a mutilação de orelhas e outras partes do animal... o mesmo se aplica às lutas de galos (sublinho que também como carne de galinha e frango)e às lutas de cães (não, não como carne de cão, mas talvez o comentador anónimo coma!), animais mantidos à míngua, incitados à violência feroz para que depois a "besta do homem" (que tem uma justificação indigna para tudo ou não fôsse racional(?)), alimente os bolsos e o seu ego medícre à custa dos maus tratos que inflinge nos animais.
Obrigada uma vez mais, volte quando desejar.

17/9/06 12:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vocês preocupam-se demais com os animais e nunca vos vi a manifestar contra a fome por ex: na Somália se calhar não tem tanta visibilidade nos meios de comunicação.

17/9/06 4:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Meu caro ammedeiros também não gosto de carne de cão mas gosto de uma boa tourada como de uma boa luta de pitbulls como gosto de uma boa luta de boxe ou "vale tudo" e é esse o vosso problema haverá sempre pessoas a pensar diferente de vós quer queiram, quer não queiram.

18/9/06 6:32 da tarde  
Blogger lobo mau said...

Não querendo fazer de advogado de defesa do ammmedeiros,ele defender-se-á ,mas só te queria dizer uma coisa no boxe ou em outros desportos de violência do genero as pessoas praticam de livre vontade( e ganham com isso) enquanto de certeza se dessem a optar a um touro entre uma praça de touros ou um campo verdejante para pastar, a opção era óbvia.
São obrigados a ir para as praças para enriquecer meia dúzia de tipos sem escrúplos.

19/9/06 2:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Meu caro Rui a diferença entre mim e vocês os defensores dos animais é que eu não sou hipócrita, digo o que penso e ajo como tal, vocês pensam, mas não agem dessa forma se não vejamos, vocês dizem-se amigos dos animais e usam sapatos e cintos e casacos de couro, de animais que morrem nos matadouros com choque eléctricos e são decapitados lentamente, usam perfumes e champôs e uma variedade de produtos que são testados em animais, para testar a irritabilidade de um produto sobre a pele, costumam-se usar coelhos albinos. Estes vêem o seu dorso rapado e raspado (para o tornar mais sensível). Em seguida o produto a testar é colocado na pele nua e permanece aí quatro horas. É comum a pele ficar em carne viva. Raramente são usados analgésicos.
Tomam medicamentos testados em cães, gatos, coelhos, ratos, porcos, primatas e outros animais em que são queimados, mutilados, têm os seus membros deliberadamente partidos, são forçados a ingerir produtos tóxicos, são-lhes introduzidas nos olhos substâncias nocivas, são sujeitos a radiações, propositadamente infectados com doenças que muitas vezes nunca os afectariam.
Outros levam os filhinhos ao circo onde os animais vivem em jaulas durante toda a sua vida, se calhar pensam que é possível domar animais selvagens sem os espancar, sem estabelecer uma relação de medo e dor. Comem altos churrascos e não se lembram do porco que vive em cubículos tão apertados que até ficar parado é desconfortável ou dos frangos em que os seus bicos são cortados para lhes tirar a habilidade de escolher o alimento e obrigá-las a comer a ração toda - e assim engordar rápido. A falta do bico serve também para evitar que elas se matem na disputa por espaço. As luzes ficam acesas 18 horas por dia, um truque para enganar o relógio biológico dos animais. Assim, eles não dormem quase nada desenvolvendo comportamentos "neuróticos" como o de esfregar o corpo na grade até arrancar penas e sangue, um em cada dez frangos morre.
Mas depois gostam tanto dos animais que até compram um cão ou gato para companhia (lavrador que agora está na moda) e vivem com eles em apartamentos, quando são estes animais muito activos e precisam de espaço, mas há alguns que optam por cães mais pequenos e são muito felizes a viverem confinados em áreas de serviço ou varandas em que espaço e companhia abundam (convivem com o cão que está na varanda da vizinha do 3 esquerdo) mas ainda há aqueles que gostam mais dos animais e até dizem : -o meu cão tem boas condições o meu apartamento é grande e é climatizado, esquecem se que sempre que o acto de ligar o ar condicionado ou uma lâmpada é necessário energia eléctrica e para isso obriga a construção de barragens que por sua vez obriga milhares de animais a abandonar os seus habitats já para não falar em centrais nucleares. Mas também é um regalo a vê-los a andar de automóvel e esquecem-se que o monóxido de carbono libertado pelos escapes é o principal causador do aumento do buraco do ozono com todas as consequências que isso traz, para os seres vivos animais ,vegetais. etc
Meu caros pseudo defensores dos animais quando comerem só ervinha ás escuras andarem descalços, não matarem as mosquinhas com gases venenosos, ou julgam que é uma morte sem dor , e tomarem o cházinho de camomila quando vos doer a cabeça depois podem auto titularem-se DEFENSORES DOS ANIMAIS. O anónimo Miguel.

19/9/06 10:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quero dizer desde já que não sou apreciador de touradas, mas tenho que admitir que o Miguel tem razão em muitas coisas que fala.
É precido comprender que vai haver sempre gente a gostar de touradas, pode ser cruel, ma o que não é?
Isso vai da educação de cada um, se eu crecesse a ver touradas, o mais certo era eu gostar, mas como não cresci não gosto,
Numa epoca em que se fala tanto de manter as tradições, não percebo poque não esta.

Luis.

20/9/06 3:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Esqueci-me de dizer que gosto das touradas, mas quando o touro ganha.

Luis.

20/9/06 3:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Rui,a mim não me choca nada as touradas já assisti a touradas em que a verba efectuada foi para causas sociais, e eu contribui com a minha parte, não sou de andar apregoar aos ventos contra isto, contra aquilo, porque isso espremido não representa nada quando sou a favor de uma determinada causa contribuo, por exemplo se sou contra a fome, que me adianta andar com uma camisola aos berros por Lisboa a entoar slogans, anti - fome será isso que vai encher a barriga das crianças em Africa , não será melhor contribuir monetariamente ou com géneros nos locais apropriados ou fazer parte dessas campanhas. Se são assim contra as touradas dou-vos um conselho, porque não adquirem uma quinta e antes do touro ir para as praças compram-nos e coloquem-nos lá assim contribuiriam mais do que até agora, que não ajudaram um único touro.Miguel

25/9/06 8:46 da tarde  
Blogger Jorge Mota said...

Barbárie sem dúvida e nem aceito justificações.

Compreendo tradições, mas isto é apenas o mais puro sadismo humano a funcionar.

Muito triste.

Um abraço.
http://portistasdebancada.blogspot.com/

25/9/06 11:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

De facto há com cada filho da p... à solta por ai. Óra com a desculpa de que comemos carne e vestimos cabedal e existem animais que são cobaias e outro blá blá de merda, as touradas estão justififadas! Vão voçes seus Defensores dessa merda de espectáculo pré-histórico e bárbaro para dentro duma arena e dêm o lombo ao manifesto. Depois de vos cravarem meia dúzia de bandarilhas e uma espada que vos trespassa de um lado ao outro venham cá comentar que tal foi a experiência! Cambada de anormais!

26/9/06 5:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

meu caro anónimo conforme existem vacas criadas para a produção de leite,existem touros para a produção carne , e também existem estes touros criados de especialmente para a festa brava quer tu queiras quer não, se não houvessem touradas não havia este tipo de touros,haverá algo mais de belo,que o confronto de um animal com 600kg com o homem, isso é a levar a bravura aos limites.

26/9/06 10:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Na minha modestia, não é uma forma de luta que tenha resultados no terreno , porque as touradas são um espetaculo já muito enraizado nas tradições Portuguesas,mas cuidado também com o radicalismo das vossas manifestações não acho que seja a melhor forma por ex:destruir as praças como dizes, porque pode-se virar o feitiço contra o feiticeiro,é claro que as vossas manifestações podem mudar a forma de pensar daqueles que não se interessam por esse tema, e vão continuar a dizer quando lhe perguntam -São a favor das touradas?
R:-Nim. Miguel

29/9/06 9:38 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Cartoon Diário

Por www.sergeicartoons.com