terça-feira, junho 13, 2006

"POLITICA DO DEIXA ARDER"

É com uma amálgama de sentimentos que escrevo esta postagem ,revolta e tristeza vagueiam-me na alma ,parte do Marão sucumbiu ao incêndio do passado dia 4/06/05. Após a queda de um parapente movido a motor deflagrou um incêndio, num ribeiro a jusante da Pousada de S. Gonçalo, que devido á ineficácia das várias entidades envolvidas aquilo que foi um incêndio que dizimou 300hec de floresta com 21 anos podia ter sido extinto em poucas horas . Devia ser feito um inquérito para achar as responsabilidades, porque houve erros a mais, senão vejamos após a chegada dos bombeiros e quando toda a gente pedia a intervenção dos helicópteros porque havia água a 500m ,foram chamados dois aviões que demoravam cerca de 25minutos entre cada descarga e tornavam se ineficazes porque devido ás condições do terreno que era muito acidentado faziam as descargas da água a muita altitude que praticamente se dissipava no ar ,depois de verem que os aviões não resolviam o problema, o inteligente que estava no comando, daquele incêndio autorizou a vinda de um helicóptero que chegou por volta das 18h, andou a reconhecer o terreno seguramente 25 minutos e posteriormente fez meia dúzia de descargas e foi embora, porque não tinha combustível. A brigada de trânsito encerrou o trânsito no IP4 encaminhando-o para a EN15, felizmente não houve uma catástrofe porque a confusão instalou-se quando o incêndio começou a arder junto a EN15 e os carros viram-se cercados pelo incêndio. A voz de comando era inexistente ,cada corporação fazia o que entendia, Bombeiros voluntários , sim mas sob o comando de equipas de bombeiros profissionais, já agora deixo um recado para ao B. Voluntários uma pessoa que diz barbaridades como por lá se ouviram “deixa arder que aí é mato” ,essas pessoas não podem ser bombeiros, porque se não combaterem os incêndios nessas zonas, com menos carga de combustível, muito dificilmente se extingue em zona de floresta cerrada. Deixo também um recado ás pessoas que vivem na Serra do Marão, quando os sinos tocaram a rebate apareceram no local uma dúzia de pessoas, que valentemente defrontaram o incêndio muitas outras assistiram ao incêndio na meia laranja e na estrada ora se não combater-mos os incêndios quando andam longe das habitações quando estiverem perto destas, não vale a pena gritar por “ai Jesus” parece que já se esqueceram de 1985. Foram muitos erros que deviam ser investigados e se caso o vento naquele dia estivesse forte, hoje não lamentaríamos 300 hec mas 3000 hec como no trágico incêndio de 1985.

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sim senhor, uma boa postagem...

Tens muita razão naquilo que dizes, estou a elaborar um relatório do que se passou para enviar a diversas pessoas e entidades. Pois eu fui uma das poucas pessoas que estive a combater o incêndio. O que é lamentável. Espero que pelo menos faça com que as pessoas responsáveis tentem abrir um pouco os olhos.
Parabéns mais uma vez....
David Souto

15/6/06 1:06 da manhã  
Blogger lobo mau said...

Obrigado David por teres sido dos " valentes" que defrontaram o incêndio,fico á espera do teu relatório e espero que se encontrem os responsáveis,infelizmente vivemos num paìs em que a culpa morre sempre solteira,estou disponivel para o que for preciso neste e em outras casos relativos ao NOSSO MARÃO,sei que conto com o teu empenho na resolução deste caso.

16/6/06 9:49 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Boa noite.
Quanto ao incêndio, há muitas coisas por explicar.
Onde estancam os homens que trabalham para os baldios?
O incêndio começou, pequeno, e até contra o vento. Era coisa que dois homens apagavam facilmente.
Depois outra coisa, já que não intervieram anteriormente, porque é que, ao menos os bombeiros e os ditos dos baldios não tentaram impedir o fogo de passar para o lado de cima da estrada?
Penso que seria a coisa mais natural. Não custava nada terem posto meia dúzia de tanques no ip4 e impedir a passagem.
Quanto ao que disseste dos bombeiros...
Eles têm um comando que para o que faz mais valia lá não estar.
Andar a passear toada a vida de jeep e bom, mas fazer nada não é com eles.

Vou-te dizer... foi com muita tristeza minha que vi aquela situação. Um fogo que seria extinto com muita facilidade tornar-se naquela monstruosidade...
e mais uma coisa...se eles não se interessaram agora, com poucos fogos, quando tiverem muitos é que não fazem mesmo nada.

Cups...

16/6/06 8:25 da tarde  
Blogger lobo mau said...

Onde se iniciou era de dificil acesso e quanto ao carro dos baldios,apesar de levar pouco água teve um papel fundamental se repararem o fogo foi extinto em toda a extensão da "crista "do Monte redondo e foi esse carro com a ajuda dos valentes populares que para aí se deslocaram quanto aos bombeiros só para aí foi um jipe pequeno a muito pedido porque dá a impressão que os bombeiros têm medo de deslocarem os carros para fora das estradas nacionais e quando a voz de comando é inexistente a inoperância é tremenda e tens razão quando dizes que o fogo podia ser extinto na primeira hora se para aí se tivesse deslocado um helicóptero já que por via terrestre era de dificíl acesso . Já agoro pergunto ao responsáveis do governo já que este ano parece que a politica de enviar meios aéreos só é feita no inicio dos incendios,porque não enviaram logo o heli na 1ª hora ,e quem tem a autoridade para enviara os meios,porque dá a impressão que a autorização tem que passar por algum "engravatado", será verdade ser ministro?

19/6/06 9:39 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns, lobo pela tua óptima postagem.
E mesmo pena ver o nosso crido Marão vestido de negro, podemos dizer que estamos todos de luto, com esta tristeza que caiu sobre a nossa linda serra.
Eu tenho uma opinião acerca das entidades gestoras dos baldios e gostava de a referir, estive presente no local do incêndio, e pude verificar o empenho dos elementos dos sapadores assim como as pessoas responsáveis pelos mesmos, é pena que estes ainda tenham que estar sobe comando dos bombeiros, que neste incêndio podiam ter feito muito mais. Quem esteve presente pode comprovar as minhas palavras. já agora quero deixar uma palavra ao amigo candemil's friend, aquipa de sapadores tem feito um óptimo trabalho na nossa serra assim como no dia do incêndio, porque se não fossem eles e alguns populares a área ardida seria muito maior...
Parabéns lobo por estares em cima dos acontecimentos

21/6/06 12:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

só em Portugal é que estas coisas "estranhas" acontecem o que levou duas décadas a crescer foi destruido num dia devido á incompetência das autoridades que nos governam.

21/6/06 12:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Amigo Ansiães no coração:
Eu apenas dei a minha opinião sobre os sapadores.
Mas vou reforça-la.
Os sapadores fazem tanto que, no ano passado, começou a arder na ponte da ribeira, estando eles lá a beira do incêndio e em vez de terem ido apagar o fogo foram para a póvoa para o grilo, três pessoas, reparar uma cena que havia avariado na carrinha.
Pela lógica teria um ido compor o carro, e ficavam os outros a tentar apagar, mas na ideia deles....
Mas pronto, não tenho nada contra eles, digo outra vez, apenas me limitei a dar a minha modesta opinião.
Cumprimentos

22/6/06 7:33 da tarde  
Blogger lobo mau said...

Pelo que sei os Bombeiros de Amarante demoraram muito tempo e até apareceram corporações de outros sitios primeiro, será que esse atraso se deveu á festa do Junho gostava que me confirmacem esta informação.

27/6/06 9:47 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Cartoon Diário

Por www.sergeicartoons.com